Liga-te a nós no Phacebook

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Porto "em Remodelação"

O Porto, tenta este ano revalidar o título, perdeu pedras basilares na sua estratégia, Bosingwa que além de defender muito bem dava profundidade ao flanco, e Paulo Assunção o pêndulo que equilibrava toda a equipa, que dava liberdade a Lucho, Meireles e aos laterais. Veio Sapunaru, com uma boa pré-época mas um péssimo 1º jogo oficial. Parece defender bem, ser muito certinho, aqueles defesas direitos que fecham bem junto aos centrais. No entanto muito diferente de Bosingwa no que diz respeito a atacar, o que desde logo influencia todo o jogo ofensivo da equipa tendo em conta a época passada. A questão do substituto de Paulo Assunção também ainda não está resolvida. A primeira aposta recaiu em Guarín, jogador de qualidade mas muito diferente do seu antecessor. Com ele na posição 6 obriga que Lucho e Meireles tenham que recuar mais, pois o jogador colombiano não protege tão bem a sua defesa, aventurando-se mais no ataque que Paulo Assunção. De acrescentar que as características de Guarín fazem dele mais um 8 do que um jogador para a posição 6. Tomás Costa também está mais vocacionado para a posição 8. Outra alternativa seria Fernando, internacional jovem brasileiro, que esteve emprestado ao Estrela da Amadora. Destes três é o mais parecido com Paulo Assunção, fez uma pré-época interessante, no entanto tem menos estatuto que os outros dois, o que nestas coisas do futebol tem a sua relevância. Por fim, a opção mais óbvia e segura, recuar Raul Meireles para a posição 6, pois tem qualidade mais que suficiente para as duas posições. E assim apostar em Tomás Costa, que embora não tenha ainda mostrado muito, parece ser nesta altura mais jogador que Guarin. Quanto a Quaresma continua o dilema se sai ou fica, mas o que interessa é que agora não faz das opções, e para equipa entrou directamente Rodriguez que na época passada finalmente se afirmou na Europa, no rival Benfica, onde foi dos jogadores mais influentes, e saiu de forma algo polémica. Logo na segunda jornada voltará à Luz para defrontar a sua antiga equipa. Uma palavra para Hulk, um investimento forte do Porto num desconhecido que se impôs na segunda divisão japonesa e na época passada brilhou na primeira divisão do mesmo país. Parece ter qualidade e um potencial muito assinalável, mas quer mostrar muito em pouco tempo, abusando do individualismo. No entanto, provavelmente veremos Hulk a espaços, que por vezes parecerá trapalhão, mas de um momento para o outro irá fazer das suas. Bem adaptado e trabalhado poderá dar jogador muito interessante.

Sugestão da equipa ideal (4-3-3): Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Raúl Meireles, Lucho e Tomás Costa; Mariano, Rodriguez e Lisandro.

Nota: Um dos laterais seria sempre Fucile, que jogaria a esquerda ou direita dependendo de quem se afirme primeiro, Sapunaru ou Benitez.

Deixa a tua opinião sobre o blogue

O que se passa no 'Phacebook'?