Liga-te a nós no Phacebook

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O novo Sporting “à lá Jesus": descubra as diferenças

Com a entrada de Jorge Jesus no Sporting algumas coisas vão mudar certamente. Se nestes anos de presidência Bruno Carvalho tem interferido muito nas escolhas do treinador, com a entrada de JJ vai ter que se intrometer muito menos. O novo técnico leonino quer e gosta de ter o poder da “pasta futebol”, o que afastará o presidente da equipa e do banco. Veremos como vão conviver as personalidades fortes e muito características de ambos. A entrada de JJ também deverá ditar o afastamento de Augusto Inácio.

Quanto ao futebol jogado, vão registar-se várias mudanças. Não acredito que se invista loucamente mas é provável que se invista mais que nos últimos anos, bem como a permanência de jogadores considerados fulcrais.

Tacticamente a equipa vai abandonar o 4-3-3 tão normal em Portugal passando a jogar no 4-4-2 “à lá Jesus”, em que em cada posição o jogador tem que ter movimentos muito específicos.

Fazendo um exercício de imaginação, com o plantel que leões 2014/15, Jorge Jesus jogaria:

1.Rui Patrício; 2.Cédric, 3.Paulo Oliveira, 4.Ewerton e 5.Jefferson; 6.William, 7.Carrillo, 8.João Mário e 11.Nani; 10.Montero e 11.Slimani.

Nota: Não vejo o Adrien actual com características para fazer o que JJ pede ao seu posição “8”, mas também não via nem Enzo nem Pizzi a fazê-lo. JJ terá certamente uma ideia para ele.

Muitos destes jogadores têm características com algumas semelhanças na forma de jogador com os do Benfica da era JJ.

1.Júlio César; 2.Maxi, 3.Luisão, 4.Jardel e 5.Eliseu; 6.Samaris, 7.Salvio, 8.Pizzi, 11.Gaitán; 10.Jonas e 11.Lima.

Facilmente se conseguiria imaginar o William a pisar os mesmos terrenos que Samaris, João Mário a fazer de Pizzi (sendo no primeiro caso a posição de origem), Carrilho a de Sálvio, Nani com as movimentações interiores de Gaitán, a inteligência de Montero a fazer de Jonas e o espírito de luta e trabalho de Slimani/Lima (se bem que o primeiro tenha mais dificuldades com a bola no pé).

Não falei na defesa pois é aí que se deparam as maiores diferenças, não tanto a nível técnico mas a nível táctico. A linha defensiva de JJ movimenta-se muito bem (também devido aos anos seguidos de trabalho) sabendo jogando de forma exímia em bloco alto (defesa subida, que obriga os adversário a pôr bolas nas costas da defesa mas ao mesmo tempo sabendo medir bem o espaço nas costas faz com que muitas dessas bolas vão para ninguém). Por exemplo, no 0-0 na Luz contra o Porto, só Maicon falhou pelo menos cinco passes desses, fora os outros. Sim, o Maicon é central e não especialista no passe, mas esta forma de defender faz com que os médios fiquem com menos espaço, e ou tentam recuar no terreno, ou sobra para os centrais tentar construir. Com Sarr e Maurício não tanto, mas com o quarteto defensivo actual do Sporting, vejo o Sporting a sofrer muito menos golos, ou pelo menos golos da mesma forma. Do estilo “B à B” defensivo: a defesa subir quando o jogador adversário está pressionado, e descer quando não o está.

Nota: Acredito mesmo assim que JJ peça um central à direcção.

No meu campo o Jesus dá grande relevo à posição “6”, e neste caso tem em William o jogador com as características que tanto gosta. Sendo já um jogador muito bom, com JJ tem tudo para evoluir ainda mais, sobretudo em ser mais criterioso no aspecto ofensivo e defensivo. Para “8” acredito que João Mário encaixe o treinador pretende, embora com Adrien haja bem mais reticências. Nos extremos, Carrilho tem tudo para evoluir e explodir de vez (embora esteja em final de contrato), faltando arranjar alguém que possa substituir Nani.

Nota: Talvez JJ faça alguma coisa interessante com o André Martins.

Na linha avançada, Montero encaixa que “nem uma luva” a fazer de falso 9 (na imagem a posição 10). Quanto a Slimani certamente que fará bem o papel de “9”. Embora JJ prefira avançados ainda mais móveis, de lembrar que encaixou Cardozo (bem mais fixo) em várias temporadas no Benfica. Tanaka talvez possa fazer parte. Jogando sempre com dois avançados de início, e tendo o Sporting três no plantel, é bem provável entrem no plantel pelo menos mais dois. Ou três caso Tanaka saia.

Nota: Nos anos de Benfica JJ contou sempre pelo menos com cinco jogadores que fazem uma ou as duas posições da frente ofensiva.

Deixa a tua opinião sobre o blogue

O que se passa no 'Phacebook'?